Ao levar em conta a proposta do curso Imaginação e Criatividade: uma pedagogia para as organizações, entende-se que é necessário sair do comum, do modelo que domina a prática para a invenção de um sistema de produtividade constante de novos conhecimentos. O que possibilita desenvolver um conjunto de ações que valorizam a criatividade.
O fato das organizações valorizarem o modelo dado é conseqüência de querer eliminar o risco. Elas passam a acreditar no aparentemente seguro. Este procedimento acontece por se entender que o dado, pronto e já praticado é a verdadeira maneira das organizações se desenvolverem. Verdade que vai reger as atividades dessas como a que corresponde à sua realidade. Esta verdade carrega no seu bojo a tranquilidade e a impossibilidade de avançar no campo da criatividade. Para superar tal condição torna-se necessário que se abra mão do seguro, ou seja, do que já se tem, para mergulhar no imprevisível, no surpreendente, na novidade... A vida, seja do homem ou de uma organização, nunca está pronta. O homem é um sujeito de impulsos, e as organizações necessitam de ser reinventadas.
O sujeito humano se surpreende não mais com a produção da natureza, mas com suas expectativas de ser capaz de deformar o mundo e criar outro fora dos padrões naturais. Possibilidade que existe pela via da imaginação. A imaginação ultrapassa o domínio do aparente, ou seja, chega ao oculto,que é a combinação elementar que sustenta toda aparência ou toda a idéia dominante.
Ao interferir nas combinações elementares o homem consegue trazer formas novas: um novo modelo econômico, uma nova política, um novo sistema operacional, uma nova administração, uma nova educação... Esta condição se faz possível pelo fato de se pensar o sistema a partir de novas combinações que se opõem e que se completam. Esta atividade cognoscente faz superar hábitos e formas definidas do fazer, o que possibilita trazer a existência outra realidade, uma realidade que possui a marca do sujeito que a criou.
O curso sobre “Imaginação e Criatividade: Uma Pedagogia para as Organizações”, ao levar em conta essas considerações, entende que com a dinamização do funcionamento da faculdade imaginativa, torna-se possível levar as organizações avançarem no sentido de reinventarem o mundo e as pessoas, um progresso que tem em mente o bem-comum como prioridade para o desenvolvimento das atividades essenciais da vida social.
CURSO SOBRE:
IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE: uma pedagogia para as organizaçoes.
Nova maneira de se conhecer a capacidade imaginativa na criatividade -
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