IP-LDN estudos e pesquisas

- Trabalhos de pesquisa nas diversas áreas das ciências humanas e outras.

30 de abr. de 2009

VIDA

Vida! Profundo, envolvente mistério. Fim primeiro e último do conhecimento. Conhecê-la nos efeitos, longe dela se estar. Representações falam, mas a ela não revelam. No particular, ela se representa, no universal ela é. Capacidade de representar a si mesmo oculta se faz. Desejo de falar dela mesmo não tem. De nada precisa, mas tudo dela necessidade tem. Vida! Tudo traz e tudo leva: tudo controla... Soberana! No universo, absoluta é. Domínio da vida morte é. A ela controla, a ela ordena. NASCIMENTO F.

Marcadores:

29 de abr. de 2009

IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE

Ao levar em conta a proposta do curso Imaginação e Criatividade: uma pedagogia para as organizações, entende-se que é necessário sair do comum, do modelo que domina a prática para a invenção de um sistema de produtividade constante de novos conhecimentos. O que possibilita desenvolver um conjunto de ações que valorizam a criatividade.
O fato das organizações valorizarem o modelo dado é conseqüência de querer eliminar o risco. Elas passam a acreditar no aparentemente seguro. Este procedimento acontece por se entender que o dado, pronto e já praticado é a verdadeira maneira das organizações se desenvolverem. Verdade que vai reger as atividades dessas como a que corresponde à sua realidade. Esta verdade carrega no seu bojo a tranquilidade e a impossibilidade de avançar no campo da criatividade. Para superar tal condição torna-se necessário que se abra mão do seguro, ou seja, do que já se tem, para mergulhar no imprevisível, no surpreendente, na novidade... A vida, seja do homem ou de uma organização, nunca está pronta. O homem é um sujeito de impulsos, e as organizações necessitam de ser reinventadas.
O sujeito humano se surpreende não mais com a produção da natureza, mas com suas expectativas de ser capaz de deformar o mundo e criar outro fora dos padrões naturais. Possibilidade que existe pela via da imaginação. A imaginação ultrapassa o domínio do aparente, ou seja, chega ao oculto,que é a combinação elementar que sustenta toda aparência ou toda a idéia dominante.
Ao interferir nas combinações elementares o homem consegue trazer formas novas: um novo modelo econômico, uma nova política, um novo sistema operacional, uma nova administração, uma nova educação... Esta condição se faz possível pelo fato de se pensar o sistema a partir de novas combinações que se opõem e que se completam. Esta atividade cognoscente faz superar hábitos e formas definidas do fazer, o que possibilita trazer a existência outra realidade, uma realidade que possui a marca do sujeito que a criou.
O curso sobre “Imaginação e Criatividade: Uma Pedagogia para as Organizações”, ao levar em conta essas considerações, entende que com a dinamização do funcionamento da faculdade imaginativa, torna-se possível levar as organizações avançarem no sentido de reinventarem o mundo e as pessoas, um progresso que tem em mente o bem-comum como prioridade para o desenvolvimento das atividades essenciais da vida social.
CURSO SOBRE: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE: uma pedagogia para as organizaçoes. Nova maneira de se conhecer a capacidade imaginativa na criatividade - e-mail para contato: filhosaem@bol.com.br

EU SOU

Não vivo o que foi, saudade só deixou. Apenas no presente, vivo estou. Não é minha a história, mas da minha atividade ela é. Não sou eu, mas o que fez minha função. Atividade funcional que na história se instalou. Presente que vôo alçou já não mais sou eu. Apenas nele, no presente eu sou. Na atividade presente, construindo estou. Sou sempre atividade não sou lembrança. Na novidade criada atualizado estou. Atualidade promissora não se pode negar. Sou vida, sou princípio ativo, sou atividade no mundo. No que foi, meu lugar não está, Mas no presente revelado sempre estou.
Nascimento F.